DEFINIÇÃO

Home   /   Celulite

Celulite: aspectos históricos, causas, tratamento e Método Godoy

É uma alteração regional do tecido cutâneo e subcutâneo consequente de acumulo de macromoléculas e fluidos  que têm como consequência uma “distorção ” local nesse relevo afetando a harmonia estética e psicológica.

Com base na hipótese da fisiopatologia da celulite descrita por Godoy & Godoy no qual postula o envolvimento multifatorial e que tem como consequência uma sobrecarga funcional localizada do sistema linfático.  Baseado nesse conceito, sugere um novo termo para caracterizar a fisiopatologia da celulite que é a linfostase cutânea regional. O emprego do Método Godoy no tratamento da celulite se mostrou eficaz na redução dessa ocorrência.

Breve Histórico

A celulite constitui em um dos grandes desafios da medicina nestes últimos anos, porém em séculos passados ela foi alvo de muito desejo. O conceito do belo é dinâmico e ditado pelas tendências culturais e sociais de cada época. Dessa forma, a celulite foi enquadrada como sendo algo desejável no passado, porém a mudança de culturais fez com que ela se tornasse algo indesejável. Dessa forma, no presente momento, as mulheres exigem uma solução para esse incomodo.

Outra peculiaridade é que que a celulite é descrita desde os tempos remotos da civilização e épocas em que refrigerantes, chocolate e outras guloseimas e tentações de nossa era não existiam. Essa informação abre questionamentos sobre a culpa desses alimentos serem os grandes vilões causadores da celulite.

Um aspecto importante é que ela afeta exclusivamente mulheres, podendo atingir cerca de 90% delas. Dúvidas quanto as suas causas e mesmo se constitui em característica da evolução normal do envelhecimento do corpo feminino. A presença em jovens e as alterações genéticas detectadas sugerem que constitui numa doença com processo fisiopatológico definido.

Godoy & Godoy desenvolveu nesses anos uma hipótese da fisiopatologia da celulite e confirmou clinicamente a interferência nesse processo fisiopatológico. Vários estudos foram publicados e que mostram que a utilização do Método Godoy de tratamento da celulite permite uma redução importante dessa afecção. Entretanto, enfatiza-se que a celulite é multifatorial onde os vários fatores que interferem devem ser identificados para uma abordagem mais especifica.

Em relação ao tratamento a medicina preconiza que toda terapia interfira na fisiopatologia da doença para reverter ao estado fisiológico do organismo. Desta forma, os tratamentos da celulite foram penalizados pois não havia uma hipótese fisiopatológica na qual alguma forma de tratamento fosse baseada. Dessa forma, uma base fisiopatológica vai permitir uma atuação mais eficaz no controle dessa enfermidade.