DRENAGEM LINFÁTICA MECÂNICA EM ONCOLOGIA PARA MEMBROS SUPERIORES

Home   /   Blog

Drenagem linfática mecânica em oncologia para membros superiores

Drenagem linfática mecânica em oncologia para membros superiores

A drenagem linfática (terapia linfática) é uma das principais forma de tratamento do linfedema. A terapia linfática (nome dado pela Escola Godoy para diferenciar das várias técnicas de massagem, que muitas vezes chamam de drenagem linfática e que podem, as vezes, agravar mais o edema do que melhorar.

A drenagem linfática mecânica usando o aparelho RAGodoy é uma opção terapêutica que faz drenagem linfática utilizando da fisiologia dos exercícios de forma passiva, que estimula mais a drenagem da linfa, do que a formação do edema. Portanto, uma opção importante para as pessoas que vivem longe de centros especializados de tratamento do linfedema.

Os estudos mostram que ele permite a redução do edema, porem tanto após a terapia linfática manual como com aparelho é importante manter o membro com as braçadeiras porque terão um resultado mais rápido e superior. O linfedema não tem cura  e dessa foram os cuidados serão por toda vida. Dessa forma, a terapia linfática mecânica passa a ser uma alternativa importante nos linfedemas de membros superiores.

A Clínica Godoy sugere que a associação das braçadeiras elásticas ou de gorgurão serão de fundamental importância na manutenção dos resultados. Elas devem ser adaptadas por um profissional experiente.

 

Prof. Dr. Livre Docente Jose Maria Pereira de Godoy CRM-50739

Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy –CREFITO-1778

123: