O linfedema é uma condição clínica crônica progressiva e que até o momento nenhuma forma de tratamento clínico ou cirúrgico que propõe a cura, mas há como tratar e deixar o membro dentro ou próximo da normalidade. O método Godoy permite atingir esse objetivo independente do estágio clinico.
O linfedema pode causar inchaço em qualquer parte do corpo sendo na perna e no braço os mais frequentes, mas pode ocorrer em outras partes como na face, mama, pênis, etc....
O linfedema é classificado clinicamente em três estágios: estágios I, II e III onde no estágio I o paciente não tem inchaço ao acordar, porém no transcorrer do dia aparece o inchaço. No estágio II do linfedema o inchaço é observado desde que levanta e piora no transcorrer do dia. O linfedema no estagio III o inchaço é constante e agrava no transcorrer do dia e apresenta maiores deformidades no membro.
No linfedema estágio I o inchaço é o mais simples de ser controlado sendo que em poucos dias de tratamento adequado já atinge a normalidade, ou seja, fica sem inchaço. Alerta-se que o paciente deve procurar um médico especializado para fazer o correto diagnóstico e afastar outras causas de inchaço na perna no braço ou no corpo quando necessário. É fundamental que o paciente trate corretamente o linfedema e as causas do inchaço , assim vai evitar que chegue a estágios mais avançados como a elefantíase.
Alerta-se que muitos pacientes realizam várias formas de “tratamento” sugeridos por leigos e que muitas vezes pode agravar mais o inchaço e o pior de tudo com lesões irreversíveis. Isso tem ocorrido com frequência na pratica clínica e que infelizmente as lesões causadas não tem como reverter mais.
Prof. Dr. Jose Maria Pereira de Godoy CRM:50739
Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy CREFITO: 1778