O termo qualidade de vida continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. E isso pressupõe muitos aspectos, entre os quais adotarem hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes.
Entre as recomendações para conquistar uma boa qualidade de vida, ter a mente saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos outros aspectos do dia-a-dia e da vida, como família, trabalho e relações sociais. “As situações de uma condição clínica crônica, como o linfedema, acabam gerando, com muita frequência, ansiedades e alterações mentais, transitórias ou permanentes, suficientes para retirar de algumas pessoas a serenidade mental e/ou a capacidade de decisão necessária nos atos da vida.
Manter o equilíbrio exige muitas vezes esforço e força de vontade. É preciso, por exemplo, conviver com as diferenças, aceitando-as. Isso é algo que alivia os conflitos principalmente os familiares, momentos de irritação e desentendimentos que prejudicam em muito o estado de equilíbrio mental. Outro ponto é saber encarar situações de frustração, tendo em mente que nem sempre poderemos possuir tudo o que desejamos e nem mesmo ser como idealizamos. “É uma grande forma de vencer os desafios é minimizar a ansiedade a tal ponto que ela seja levada a um nível de importância muito baixo. “A ansiedade desgasta a mente e traz tristeza e inatividade.
O importante diante daquilo que nos traz tristeza é manter uma atitude positiva, considere o que há de bom ao seu redor, o que você conquistou e é capaz de conquistar, reflita a condição de linfedema, ela vai ser vencida se você se esforçar, claro que exige disciplina de sua parte sim, mas você é capaz, pense assim, faça relaxamento diário das tensões com atividades lúdicas e agradáveis; ouvir músicas com ampla entrega de sensações; ver filmes edificantes e que apresentam apenas distração e boas emoções; se entregar às leituras que estimulem a mente na criação; entregar-se a hobbies diversos que sejam o contraste de suas atividades diárias, busque novas habilidades isso vai te tornar mais criativo, vai revigorar sua mente. Lembre-se a vida como um ciclo pequeno de experiências se torna monótona; busque outros focos, auxilie outras pessoas, isso vai te tornar solidário, útil, e o seu problema é só um pequeno detalhe a ser superado. Nada pode ser mais benéfico para a alegria interior aperfeiçoar as qualidades como a generosidade, a tolerância entre outras e ser feliz, além do seu principal foco, linfedema.